domingo, 16 de agosto de 2009

Falta de criatividade para os nomes das cidades

Queria contar-vos das minhas viagens a Udaipur e a Jodhpur mas não confundam com Jaipur, por isso é que o título deste post é a falta de criatividade para os nomes das cidades...
Udaipur é uma cidade bastante mais pequena que Jaipur e logo com ruas estreitas e uma arquitectura mais romântica.
Algo que também vim a encontrar em Jodhpur. Mas Jodhpur tem a particularidade de ser pintalgada de azul um pouco por toda a parte. Não é à toa que a chamam de blue city.

Udaipur é mais romântica, cheia de rios e lagos artificiais que podiam bem ser o palco de romances entre Maharajas e as suas amantes plebeas. O palácio de Udaipur foi o mais bonito que já vi no Rajastão com cores variadas que sinalizavam a serventia que as pessoas faziam de casa parte do palácio. Tectos cheios de espelhos, paredes pintadas com frescos e uma vista de quadro impressionista.

O fort de Jodhpur é muito mais simples que o anterior mas realmente grandioso e rematado com uma construção com as mesmas caracteristicas do Taj Mahal...ou seja, um presente de um Maharaja à sua amada. O fort é sempre castanho e esta pequena construção de cor branca apesar de mais pequena é muito mais bonita, rodeada de um belo jardim e lago.

Em Udaipur ficamos instaladas numa guest house chamada de PANORAMA GUEST HOUSE com a melhor vista da cidade que nós encontrámos e a um preco muito acessível. O restaurante no telhado tinha comida barata e muito bem confeccionada.

Em Jodhpur a nossa sorte já não foi tão grande. A primeira guest house a que chegamos chamava-se COSY mas de aconchegante não tinha nada. Queriam-nos pedir um balúrdio por um quarto que bem podia ser um quarto de um presidiário, sem luz, cheio de humidade e que parecia não ser limpo há mais de um século. Acabámos por ficar na SHYVAM PAYING GUEST HOUSE onde quarto tinha duas camas enormes e o preco o mais barato de sempre. Assim como o restaurante no telhado que foi o mais barato em que já comi.

Na Índia todas as guest houses têem restaurantes no telhado onde se come bem e barato.

Jodhpur foi uma cidade onde encontrei as pulseiras mais baratas que comprei. Existe um mercado de rua à volta do que chamam a clock tower onde se encontra de tudo a precos inimaginaáveis. Principalmente pulseiras. Prometi que levava para a minha mãe uma mão cheia. Em Udaipur o melhor foram os cadernos com capa de pele de camelo. Comprei um pelo preço equivalente a 2.5€.

Aqui é assim, trabalha-se durante a semana e nos fins de semana conhece-se.

Beijinhos compridos

A vossa Alexandra

Sem comentários:

Enviar um comentário