terça-feira, 21 de julho de 2009

Kirshnaghar

Por mais estranho que o nome possa parecer é assim que se chama a "quase cidade" para onde me mudei.
Fica a duas horas de Jaipur, a meia hora de Ajmer.
Este é o meu segundo dia cá. Ontem tratei de me instalar no andar de cima do escritório.
Hoje tentei ir à escola mas comecou a chover torrencialmente, a minha salvação foi a Shanti, a empregada que veio hoje de manhã ajudar-me na limpeza do quarto, vive mesmo ao lado da escola e foi muito simpática e recebeu-me de braços abertos, eu ensopada que nem um pato que não espera chuva num dia de verão.
Ou seja não houve aulas e eu voltei para casa assim que a chuva acalmou...

A espera paciente continua, mas a frustração tem tendência a ir desaparecendo. Já me sinto um pouco mais feliz...

Há sempre quem me apoia e me escuta nos piores momentos me dá forca mesmo de longe...

Beijos grandes

domingo, 19 de julho de 2009

A minha familia multicultural

Aqui em Jaipur vivo numa casa de um casal indiano com oito estagiários da AIESEC.

SOMOS UMA PEQUENA GRANDE FAMILIA
A Shoko do Japão que já cá está há seis meses e ainda vai ficar mais seis;
A Emilie do Canadá que já cá está há dois meses e meio e que daqui duas semanas volta para o Canadá;
A Natalia, minha colega de quarto é da Colombia e já cá está vai fazer três semanas;
O Rado é o homem cá de casa é da Eslováquia e está cá há quase tanto tempo quanto eu.
Temos também a Karyna da Polónia e a Cloé da China, cujo namorado também vem para a India por estágio da AIESEC;
Por fim as portuguesas, a Joana do Porto que chegou há uma semana e a Gina, a cabo-verdiana residente em Portugal que me tem acompanhado sempre neste processo, desde a partida no aeroporto a tudo o que temos vivido aqui, é a minha companheira de viagem.

Jantamos sempre juntos e tentamos sempre combinar horários e vontades com todos, com uma família. Apoiamo-nos uns aos outros, ouvimo-nos mutuamente e vivemos realmente como uma família. Nesta casa eu sou feliz...
Agora não saber para onde vou, como vai ser a minha casa e tudo...não sei o que pensar, não sei o que sentir, apreensiva...talvez...força né?...tenho de ter força...

Dias mais faceis e dias mais dificeis

Alguém me disse um dia que a minha força inspirava, trazia bem estar e paz. Mas às vezes sinto me como uma pequena criança à espera de cair no abraço quente e confortante de quem se ama e saber só assim que tudo vai correr bem...
Os dias mais difíceis aqui na India teem-se arrastado um pouco a custo, como se o tempo não quisesse passar, como se nunca mais começasse a fazer alguma coisa a sério.
A semana passada tive a oportunidade de visitar uma das escolas em que o programa em que eu trabalho está instalado mas, a minha mudança de casa tem se tornado demorada e eu, a cada dia que passa sinto-me com menos esperança de fazer algo de interessante, algo que me propus a fazer no dia em que decidi vir para a India.
Há dias mais fáceis como este fim de semana em que tenho oportunidade de visitar monumentos lindissimos como a palácio das janelas aqui em Jaipur e o Amber Fort, dois monumentos excepcionais, envoltos em vibrações positivas e cores vibrantes.
Há dias melhores, de alegria e descoberta e dias piores de espera e pingos de frustração...
Assim, já passaram duas semanas...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

trabalhar...

Já comecei a trabalhar e que estou bastante feliz com as tarefas que me destinaram a fazer.

Vou trabalhar numa organizacao que trabalha para a literacia de miudos em toda a Índia. Pois é, isto demorou mas foi. Comecei hoje e parece que o que pretendem que eu faca é ajudá-los na avaliação dos seus modelos de ensino nas zonas rurais. Isto vai significar que provavelmente terei de mudar da casa onde estou para uma casa numa zona mais remota e ai é que a coisa complica...Não sei como vão ser as condicões e não sei se vou ter internet ou até rede no telemóvel.

Entretanto, dexando-me de alarmismos...hoje foi o meu primeiro dia na organização...para além de ler documentos que me têem sido muito úteis para perceber algumas coisas e também para me aperceber de algumas questões que tenho de fazer...

Entretanto comecou a chover imenso e houve uma inundação na cave... é claro que a Alexandra não podia ficar sentada enquanto toda a gente estava na cave a limpar entao meti maos à obra e lá fui de panos na mão ajudar a limpar a cave.
Depois do trabalho feito tresando a suor e só me apetece um belo banho.

Entretanto um dos funcionários faz anos entao andei a comer chamussas e docinhos feitos de queijo fresco e chá .... tenho certeza que a casa de banho vai receber noticias minhas mas aceitei na mesma afinal é os anos do rapaz não lhe ia fazer essa desfeita.

O pior é que toda gente falar em hindi e eu não perceber nada...

Amanhã acho que vou a uma conferência nacional da organização...pelo menos foi o que disse o boss...a ver...hi hi hi...

um beijo grande cheio de saudades para todos

terça-feira, 14 de julho de 2009

Regatear

Já devem ter ouvido falar no facto de que na Índia tudo se regateia... depois de entrar na minha segunda semana de viagem já me começo a habituar a que nada tem precos fixos e que em qualquer lado, qualquer um pode querer mais dinheiro por qualquer coisa. A capacidade de pagar o preço certo por um serviço ou produto depende da capacidade de cada um de saber qual o preço certo do mesmo e de conseguir convencer o outro de que realmente não será enganado. Tem sido uma viagem interessante no sentido da minha descoberta dessas qualidades... Nunca me vi como uma negociadora nata e agora vejo que das minhas colegas sou a que me vou desenrascando melhor. Acredito que daqui umas semanas todas nós vamos chegar a casa a gabar nos dos grandes negócios que fazemos a comprar isto ou a pagar aquilo...não nos podemos deixar intimidar, sabendo o que estamos a pagar e o valor que isso custa...ninguém nos engana...hi hi hi...ando a aprender umas coisas...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estou na India...

Daqui a nada faz uma semana que eu estou na Índia...
Neste momento escrevo-vos de Agra a cidade onde se encontra o Taj Mahal...não consegui escrever mais cedo e peço desculpa pelos erros ortográficos mas tenho de ser rápida e o teclado é indiano logo é com dificuldade que vos escrevo. Em principio quando comecar a trabalhar (que é provavelmente entre sábado ou segunda), este problema vai deixar de existir.

Cheguei a Delhi no domingo (5 de Julho) hora local 6:20 da manhã. Mas na verdade pareciam ser cinco da tarde, o calor era abrasador e parecia que estava a entrar na atmosfera de Marte...mal consegui respirar, o smog era incrível e logo que cheguei o taxista quis enganar-me com o preço do taxi mas eu não deixei...hi hi hi

A viagem foi caótica como devem imaginar, as regras rodoviárias na Índia simplificam se não havendo regras.

Chegando ao autocarro como me haviam indicado não havia luz para comprar o bilhete então não consegui ir no melhor autocarro, por isso, as 6 horas de viagem mais pareceram 12, o autocarroa andar a 40 km por hora e todo o tipo de coisas, pessoas e animais a atravessarem se no nosso caminho.

Mal comi na viagem e não preguei olho, na verdade tava com medo do motorista que passou a viagem inteira a dizer que tinha de lhe pagar mais dinheiro por excesso de bagagem. Ah é verdade, encontramos eu e a colega que veio comigo a Gina, duas raparigas da Polónia que vieram connosco, a Ana e a Maria.

Chegadas a Jaipur ficamos 1 hora à espera que alguém da organização (AIESEC Jaipur) nos fosse buscar à paragem...
Apareceram e eu fiquei alocada numa bela casa a partilhar o quarto com uma colombiana também da AIESEC para além dela partilho casa com uma japonesa, uma canadiana e um eslovaco. A casa tem água filtrada, frigorífico e maquina de lavar, há até pessoal que tem um quarto próprio.

Tenho aproveitado para conhecer enquanto o trabalho não começa. Na terça visitei o palácio de Jaipur e hoje escrevo-vos de Agra como ja vos tinha dito.

Visitei hoje o forte de Agra e o Taj Mahal e não há palavras que consigam descrever o ultimo.

A grandeza da maravilha do mundo que é o Taj Mahal faz-nos lembrar da nossa pequenês... Como podem ver eu não tenho parado. A pobreza é algo como nunca vi na vida nem mesmo imaginei. Aquilo que diziam ser de uma maneira ao vivo é pelo menos algumas vezes pior. Ainda não tive nenhum desarranjo intestinal e tenho andado muito contente porque ainda nada correu mal, pelo contrario, os outros estagiários são muito simpáticos e aqui em Agra temos connosco pessoal da Polónia e de Marrocos para além de mais alguns portugueses.

Sempre que puder vou mandando notícias.

Um grande beijo para todos

a vossa Alexa (como me chamam por aqui)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

AMANHÃ...

Hoje, a palavra amanhã ganha novo sentido. Amanhã vou, amanhã será, amanhã, a esta hora estarei a caminhar para chegar à India...vou para a India, AMANHÃ!